As boas notícias são: os cientistas estão constantemente a aprender acerca das dificuldades de aprendizagem. As suas pesquisas vêm dar um novo rumo e esperança. Se pais, professores ou outros profissionais diagnosticarem cedo as dificuldades de aprendizagem de uma criança, esta pode desenvolver capacidades que a levam a uma vida de sucesso. Um estudo recente americano - National Institute of Health - mostrou que 67% dos jovens estudantes em risco de terem dificuldades de leitura, tornaram-se leitores dentro da média ou acima da média, depois de terem apoio em anos precoces. Os pais são normalmente os primeiros a perceberem que "algo não está bem". Se tivermos consciência dos sinais das dificuldades de aprendizagem, seremos capazes de reconhecer precocemente esses problemas. Segue uma lista das características que podem ser apontadas como dificuldade de aprendizagem. A maior parte das pessoas irão observar, de tempos em tempos, um destes sinais nas suas crianças - o que é normal. No entanto, não será normal se muitas destas características persistirem ao longo do tempo - poderá então considerar-se uma dificuldade de aprendizagem.
Pré-escola
- fala mais tarde do que a maioria das outras crianças
- problemas na pronúncia
- aprendizagem lenta de vocabulário, frequentemente sente dificuldades em encontrar a palavra adequada
- dificuldade em rimar palavras
- dificuldade na aprendizagem de algarismos, alfabeto, dias da semana, cores, formas geométricas
- extremamente irrequieto ou facilmente se distrai
- dificuldade em seguir direções ou rotinas
- desenvolvimento lento da capacidade motora fina
1.º Ciclo
- aprendizagem lenta do relacionamento das letras aos sons
- confundem palavras simples, básicas (run - correr, eat - comer, want - querer)
- fazem erros na leitura e soletração, tais como reversões (b/d), inversões (m/w), transposições (felt - sentido/ left - esquerdo, partiu; ato/ota) e substituições (house - casa/ home - lar; carro/cama)
- transpõem sequência numéricas e confundem sinais aritméticos (+, -, x, /, =)
- recordam lentamente fatos
- aprendem lentamente novas capacidades, assentes muitas vezes na memorização
- planificam com dificuldade e impulsivamente
- instabilidade a segurar no lápis
- dificuldade em aprender sobre o tempo
- dificuldade na coordenação, desatento aos ambientes físicos que o rodeiam, tendência a ter acidentes
Sem comentários:
Enviar um comentário