terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Comunicar com símbolos - um software inclusivo

O que é o Comunicar com Símbolos? 
O Comunicar com Símbolos é uma ferramenta desenhada para ajudar os alunos e pessoas mais velhas que têm dificuldades em escrever texto. Estamos a falar de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico que dão os primeiros passos na aprendizagem da leitura e da escrita, de alunos com necessidades educativas especiais e de adultos com dificuldades de aprendizagem. 
A quem podem ajudar?
Crianças - iniciação à leitura e escrita;
Crianças com dificuldade de reconhecimento de palavras, dislexia, compreensão ou motivação
Adultos e jovens com dificuldades de aprendizagem
Pessoas que utilizam sistemas de Comunicação Aumentativa
Adultos em situação de reaprendizagem
O Comunicar com Símbolos permite ajudar os professores e educadores a produzirem materiais de leitura e escrita, entre outros, suportados por símbolos. Existe um outro software para os que desejem realizar trabalhos e atividades com formatos mais elaborados: (www.imagina.pt/produtos/invento). 
para ver um exemplo, clique aqui: comunicar com símbolos


Os utilizadores com competências de escrita poderão escolher utilizar o teclado para 
escrever. O aparecimento automático de símbolos fornece um feedback imediato 
acerca do significado da palavra no documento principal, caso esta opção esteja 
ativada. Existe também a possibilidade de ouvir tudo o que se escreve e utilizar um 
verificador ortográfico com suporte de símbolos. 
O aparecimento automático de símbolos utiliza uma “tecnologia inteligente” 
desenvolvida pela Widgit Software. Esta tecnologia foi desenhada para aumentar a 
exatidão da associação dos símbolos às palavras, analisando a gramática da frase e 
escolhendo o símbolo que ilustra de forma correta essa parte da frase ou expressão. 
Para os utilizadores com mais dificuldades de escrita, eles podem selecionar células de 
grelhas interativas que apresentem símbolos ou imagens. Selecionar uma célula pode 
enviar o seu conteúdo para o documento de texto. Pode consultar a página 8 para ver 
um exemplo de um ecrã de escrita típico.

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